Ensiferum: Biografia

Ensiferum foi fundado em 1995 por Markus Toivonen (guitarrista), Sauli Savolainen (baixista) e Kimmo Miettinen (baterista). Para o nome da banda eles escolheram o adjetivo latim ensĭfĕrum, que significa “manejamento de espada”. No próximo ano, Jari Mäenpää entrou na banda como vocalista e co-guitarrista. Em 1997, o primeiro demo da banda, com 3 músicas, foi lançado.

Em 1998 Sauli e Kimmo deixaram a banda e foram substituídos por Jukka-Pekka Miettinen (irmão mais novo de Kimmo, na época com 14 anos) e Oliver Fokin. Em 1999 mais dois demos foram lançados. Em 2000 eles assinaram contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm e foram ao estúdio trabalhar em seu primeiro álbum, “Ensiferum”, que foi lançado em agosto de 2001. No mesmo ano Meiju Enho entrou na banda como tecladista.

Em 2003, quando o 2º álbum, Iron, estava pronto, Jari deixou a banda e foi se concentrar em seu projeto, Wintersun. Em dezembro de 2004, Jukka-Pekka deixou a banda e foi substituído por Sami Hinkka (Rapture). Oliver também deixou a banda em 2005 e foi substituído por Janne Parviainen.

Em 2005 começaram as gravações de uma EP, Dragonheads, que foi lançada em fevereiro de 2006. Ela contém a música Dragonheads, dois demos “re-trabalhados”, um cover da banda Amorphis e uma pequena melodia de Kalevala, além de um Medley de três tradicionais canções finlandesas.

Em junho de 2006 a banda lançou seu 1º DVD ao vivo, 10th Anniversary Live, que foi gravado em Nosturi, Helsinki, no dia 31 de dezembro de 2005.

A gravação do terceiro album começou em Novembro de 2006, ele foi lançado em fevereiro de 2007, e intitula-se Victory Songs. Outro single chamado “One More Magic Potion”, também foi lançado pela banda, em Fevereiro de 2007.

A banda vem se destacando e ganhando bastante reconhecimento na cena atual, principalmente no que diz respeito ao viking metal. As letras abordam temas como: folclore, mitologia e fantasia, escritas e cantadas quase sempre em inglês.

A linha melódica desta banda vem com vocais ásperos e brutais, seguido de algumas passagens mais limpas, os refrões são feitos no melhor estilo viking metal, quase todos da banda cantando em um só coro.

O grande destaque vai para a atuação da dupla de guitarristas, que faz um trabalho excelente, com riffs rápidos e pegajosos, até porque o uso dos teclados é mínimo e as guitarras dominam as músicas, ao contrário do Moonsorrow e da maioria das outras bandas do estilo.

Você pode comprar qualquer um dos CD’s com minha recomendação incondicional, porque são absolutamente perfeitos. Se você assim como eu, gosta do peso do metal finlandês, esta é uma ótima banda e não deve de maneira alguma passar despercebida.

fontes:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensiferum
http://whiplash.net/materias/biografias/039417-ensiferum.html

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s