Referências e Bibliografia

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal

Referências

  1. Embora tal simplificação exista, com o surgimento de inúmeras vertentes do heavy metal, muitos críticos musicais afirmam que o termo “metal” não pode ser utilizado para se referir apenas ao heavy metal em si. O termo “metal”, portanto, representaria todo esse universo de estilos, constituído pelo heavy metal e todas as vertentes existentes[carece de fontes?].
  2. Du Noyer (2003), p. 96; Weinstein (2000), pp. 11–13
  3. Weinstein (2000), p. 14
  4. Gênero—Heavy Metal. Allmusic. Página visitada em 2007-03-17.
  5. “The NWOBHM kicked out all of the blues, sped up the tempo, and toughened up the sound, leaving just a mean, tough, fast, hard metallic core.”, [1]
  6. allmusic ((( Judas Priest > Overview ))). Página visitada em 28 de Outubro de 2009.
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  14. 14,0 14,1 Weinstein (2000), p. 25
  15. 15,0 15,1 15,2 Weinstein (2000), p. 23
  16. http://heavymetal.about.com/od/heavymetal101/a/101_timeline.htm
  17. Weinstein (2000), p. 26
  18. Citado em Weinstein (2000), p. 26
  19. 19,0 19,1 19,2 19,3 Weinstein (2000), p. 24
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  33. Dunn, Sam (2005). “Metal: A Headbanger’s Journey“. Warner Home Video (2006). Acessado em 19 de março de 2007
  34. A primeira proibição explícita do intervalo parece ter ocorrido com o “desenvolvimento do sistema hexacórdio de Guido d’Arezzo, que fez do si bemol uma nota diatônica, mais especificalmente como o quarto grau do hexacorde em fá. A partir de então, até o fim do Renascimento, o trítono, apelidado de ‘diabolus in musica’, passou a ser visto como um intervalo instável, e rejeitado como uma ‘consonância’.” (Sadie, Stanley [1980]. “Tritone”, in The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 1ª ed. MacMillan, pp. 154–5. ISBN 0-333-23111-2. Ver também Arnold, Denis [1983]. “Tritone”, in The New Oxford Companion to Music, Volume 1: A-J. Oxford University Press. ISBN 0-19-311316-3). Durante os períodos barroco e classicista, o intervalo passou a ser aceito, embora de uma maneira específica e controlada. Foi apenas durante o período romântico e com a música clássica moderna que os compositores passaram a usá-lo com liberdade, explorando as conotações más com as quais ele costumava ser associado até então, culturalmente
  35. Kennedy (1985), “Pedal Point,” p. 540
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  37. Cook and Dibben (2001), p. 56
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  40. Ver, por exemplo, Ewing and McCann (2006), pp. 104–113
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    Burroughs, William S. Nova Express. Nova York: Grove Press, 1964. Pg. 112
  44. Christe (2003), p. 10
  45. Walser (1993), p. 8
  46. Safe As Yesterday Is, their first American release, proved that Humble Pie could be boring in lots of different ways. Here they were a noisy, unmelodic, heavy metal-leaden shit-rock band with the loud and noisy parts beyond doubt. There were a couple of nice songs…and one monumental pile of refuse.”
  47. Saunders, Mike (12 de novembro de 1970). Humble Pie: “Town and Country” (review). Rolling Stone. Página visitada em 17-12-2007.
  48. “Sir Lord Baltimore seems to have down pat most all the best heavy metal tricks in the book.”; Saunders, Mike (maio de 1971). Sir Lord Baltimore’s “Kingdom Come” (review). Creem. Página visitada em 17-3-2007.
  49. Weinstein (1991), p. 19
  50. Rockwell, John. The New York Times, 4 de fevereiro de 1979, p. D22
  51. Rockwell, John. The New York Times, 13 de agosto de 1979, p. C16
  52. Du Noyer (2003), pp. 96, 78
  53. Pareles and Romanowski (1983), p. 4
  54. Strong (2004), p. 1693; Buckley (2003), p. 1187
  55. Weinstein (1991), p. 18; Walser (1993), p. 9
  56. Wilkerson (2006), p. 19.
  57. 57,0 57,1 57,2 Walser (1993), p. 10
  58. McMichael (2004), p. 112
  59. Weinstein (1991), p. 16
  60. Charlton (2003), pp. 232–33
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  65. Strauss, Neil (3 de setembro de 1998). The Pop Life: The First Rock Opera (No, Not “Tommy”). The New York Times. Página visitada em 26-6-2008.
  66. Embora seja frequentemente identificada hoje em dia como “hard rock“, o álbum de estreia da banda, Mountain Climbing (1970), deixou-a na 85ª posição na lista de “100 Melhores Álbuns de Metal”, compliada pela Hit Parader em 1989. O álbum Survival (1971), do Grand Funk Railroad, ficou na 72ª posição. (Walser [1993], p. 174).
  67. Charlton (2003), p. 239
  68. “Led Zeppelin was the definitive heavy metal band. It wasn’t just their crushingly loud interpretation of the blues — it was how they incorporated mythology, mysticism, and a variety of other genres (most notably world music and British folk) — into their sound. In doing so, they established the dominant format for heavy metal, as well as the genre’s actual sound.”, [3]
  69. di Perna, Alan. “The History of Hard Rock: The 70’s.” Guitar World. Março de 2001.
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  73. Walker (2001), p. 297
  74. Christe (2003), p. 54
  75. “Judas Priest was one of the most influential heavy metal bands of the ’70s, spearheading the New Wave of British Heavy Metal late in the decade.”, [4]
  76. Christe (2003), pp. 19–20
  77. Walser (1993), p. 6
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Bibliografia

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